"Vivemos ainda nesse estranho regime que associa a moralidade à crença religiosa, como se existisse alguma relação entre religiosidade e comportamento moral, como se não soubéssemos nada sobre a lambança feita pelos padres com as crianças e adolescentes – para não falar dos séculos de lambança obscurantista e anticientífica promovida pelas religiões..." Idelber Avelar

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

BULE VOADOR VIA TWITTER - "DESINTEGRAÇÃO EMOCIONAL"

 BuleVoador - LiHS 

Segundo padre, ateus sofrem de “desintegração emocional”


Transposto na íntegra do site BULE VOADOR pela importância da temática:
Autor: Robson Fernando
Editora: Rayssa Gon
O Padre Robson de Oliveira Pereira escreveu um texto em que acusa as pessoas desprovidas de fé religiosa e crença no deus cristão de sofrer de “desintegração emocional”,  ”anormalidade espiritual” e de ser “vazias de si”. Na sua publicação, sugestivamente intitulada “A religião nos revela quem somos!”, demonstra logo no segundo parágrafo sua ignorância em relação à mentalidade dos ateus.
Todas as pessoas contêm em si as estruturas necessárias para que o dom da fé seja recebido. É a fé que confere espiritualidade ao indivíduo. Já a ausência dela designa aquilo que a mística chama de desolação. Cabe ao processo de conversão ampliar a consciência humana, norteando-a pelo fio condutor, no ato de crer em Deus. Não se trata de uma obrigação, mas, sobretudo, de um preceito existencial pela ressignificação da vida.
Aquele que não crê é acometido por uma profunda ruptura com sentido de sua história. Trata-se de uma experiência assustadora, pois junto à falta de fé está à marca indelével da perda de identidade, da desintegração emocional e por fim da deturpação da própria realidade. A pessoa incrédula fica perdida em um espaço sem limite e sem forma. Neste quadro, pode ser afligida por uma anormalidade espiritual “provocada” e “instalada”, ficando vazia de si e, por conseguinte, do Pai Eterno.
É assim que o preconceito contra ateus é plantado no pensamento d@s fiéis. É desse jeito reiterada a nossa falsa imagem de pessoas psicologicamente desnorteadas, vazias de mentalidade, espiritualmente deformadas, desprovidas de senso ético-moral. Tomando “ciência” disso, poucas ou nenhuma são as opções para quem passa a pensar assim de nós a não ser tentar preencher nosso “coração e mente vazios” com a religião del@s ou nos repudiar e deletar de seu círculo social.
Por isso não devemos deixar em paz os sites, jornais, revistas e emissoras de TV que dão corda a esse tipo de manifestação preconceituosa. Devemos protestar e lhes demonstrar verbalmente nossa indignação e repúdio contra quem redige e transmite preconceito, de modo que não divulguem mais algo do tipo e/ou nos deem um direito de resposta.
_____
Nota da editora: acho que esse é o preconceito mais disseminado sobre os ateus. Deixando de lado aquelas idéias mais absurdas – sobre sermos comedores de criancinha, ou adoradores do demônio – muitas pessoas realmente não entendem que é possível construir significados para a própria existência sem recorrer a um deus ou uma segunda vida. Gostaria de destacar duas frases da fala do padre, só duas. “A pessoa incrédula fica perdida em um espaço sem limite e sem forma”. Ok. Mas isso mais me parece ficção científica ruim descrevendo um buraco negro ou coisa do gênero. E, segundo, o que ele quis dizer com “desintegração emocional”? Doenças psicológicas? Desequilíbrio emocional? “Loucura”? Não é uma pergunta retórica, eu não entendi mesmo. Talvez um pouco de tudo isso?
______
Mais sobre como são (e como não são) os ateus:
______________________________________
*Nota do Blog Deus, Deuses e Ateus Dinâmicos: depois de assumir meu ateísmo minha consciência, meus sentimentos e emoções,  minha inteligência estão mais maduras, livres das amarras do preconceito e da escravidão das religiões. Melhorei para uma visão mais humanística!  Por não crer no Deus seja lá de que  religião for, nos oferecem o inferno e a isso não tememos, sabedores tudo ser fruto da imaginação humana, criada através da história da humanidade para a dominação, colonização de outros povos e outras terras massacrando seus nativos. Ver a História da colonização dos povos nos diversos continentes durante milênios com ajuda das religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...